Quando você inscreve um filme em um festival, normalmente a carta de recusa é padrão.
Algo como: “seu trabalho é excelente, mas esse ano recebemos um numero de filmes muito maior do que o previsto. Por isso, lamentávelmente você não está entre os selecionados. Mas adoraríamos receber seu novo trabalho no Festival do próximo ano”.
Para minha surpresa, recebi de Persi Love, programador e curador do Festival de Oaxaca, no México, uma recusa que merece publicação:
“Querido Dacio, Oaxaca FilmFest gostaria de agradecer por nos confiar o seu trabalho e estamos felizes de apresentar-lhe esta mensagem. É importante saber que esta revisão não constitui um crítica a seu trabalho, mas pretende oferecer-lhe um comentário objetivo que poderá ajudá-lo a melhorar suas habilidades artísticas.
Após a revisão do seu projeto, aqui estão alguns pontos que merecem atenção:
• Em termos de construção da história e ritmo, o filme está muito bem organizado. As entrevistas são entrelaçadas efetivamente para juntar retratos dinâmicos instantâneos de pessoas e, em geral, do piano-bar.
• Chegar a tantos artistas e ouvir tantas músicas é um prazer real e me parece muito fiel ao que é a casa. Mais do que isso: o foco do Gato Tuerto oferece um visão ampla sobre a cultura cubana e as mudanças que tem ocorrido no país nas últimas décadas.
• A visão oferecida aparece como imparcial, tornando o filme muito atraente para o espectador. O bar não é simplesmente louvado como um paraíso musical, mas é criticado por seus preços e sua manutenção.
• O título do filme é muito eficaz.
Esses vários elementos constituem a força desse projeto.
Em nenhuma circunstância eu mudaria nada disso.
No entanto, há alguns pontos que precisam ser abordados, e que deveriam ter sido manipulados de forma diferente.
• Visualmente, o filme poderia ser melhorado. O trabalho da câmera não é particularmente impressionante e não explora uma variedade de ângulos ou close-ups, etc.
• Mais variações em termos de edição poderiam tornar o documentário mais atraente. O filme é composto principalmente de cabeças falantes.Que falam coisas interessantes, mas apenas isso não atrai a atenção do espectador.
O filme passa de uma série de entrevistas, de algumas músicas, de mais entrevistas, de mais música, e poderia se beneficiar de outras coisas nessa mistura.
Se eu tivesse uma citação que resumisse o projeto, seria isso:
“Uma visão íntima das figuras dinâmicas e talentosas que freqüentaram um dos bares mais célebres de Havana”.
Quero agradecer novamente a oportunidade que tive de assistir ao seu documentário.
Espero que meus comentários tenham sido úteis.
Saudações.
Persi Love.