Deu no site da Fábrica de Arte Cubana

Deu no site da Fábrica de Arte Cubana

Dacio Malta decidiu mergulhar na história musical de Cuba quando visitou, pela primeira vez, El Gato Tuerto - um piano-bar fundado na década de 1960, e que nos primeiros anos pós-revolucionários se tornou o epicentro cultural para a boemia havanera. Brasileiro de nascimento, Malta retornou a Ilha repetidas vezes, fascinado por "sua música, seu povo e seus puros". Até hoje, ele colocou o pé em solo cubano mais de 40 vezes e, recentemente, trouxe consigo o resultado de tantos regressos. Mais de um ano de pesquisa se materializou em "O Gato de Havana", um documentário que explora a memória de artistas e exibe documentos inéditos, testemunhando uma década marcada por um florescimento cultural, mutilada repentina e abruptamente pela chamada Ofensiva Revolucionária - preâmbulo do Quinquenio Gris (1971-1975). Apresentado na ultima…
Ler Mais
Deu na Agencia Cubana de Notícias

Deu na Agencia Cubana de Notícias

"El Gato de La Habana", um documentário sobre o emblemático piano-bar Gato Tuerto, foi exibido pela segunda vez nesta sexta-feira em Havana, depois do extenso recorrido internacional. O terceiro navio da Fábrica de Arte Cubana relançou o documentário atraído pelo extenso trabalho de investigação realizado pelo jornalista e documentarista brasileiro Dacio Malta, que participou desta apresentação especial e trocou impressões sobre seu trabalho com o público. Com um valor histórico incalculável, o filme consegue em apenas 87 minutos entrevistar artistas como Omara Portuondo, Frank Fernandes, Chucho Valdés, Pablo Milanés, José Luis Cortés, Juana Bacallao e o brasileiro Caetano Veloso, entre outros músicos e escritores que, nos primeiros anos da década de 1960, começaram a frequentar o Gato. Sem grandes pretensões cinematográficas, o documentário aprofunda o contexto da Havana noturna, e…
Ler Mais
O Gato volta a Havana na FAC

O Gato volta a Havana na FAC

"El Gato de La Habana" foi apresentado hoje à noite na prestigiosa Fábrica de Arte Cubana a convite de seu diretor, o cineasta Inti Herrera (foto). A noite contou com grande publico, incluindo alguns dos personagens do documentário - como a poetisa Olga Navarro (foto), a professora Josefina Suarez, a artista plástica Gretel Fuentes e a irmã do inesquecível Bola de Nieve, Raquel Valle (foto). Após a exibição, o diretor Dacio Malta participou de um debate.                   .
Ler Mais