O Gato no Cafézinho

O Gato no Cafézinho

A repórter Denise Assis, do site O Cafezinho, conversou com o jornalista Dacio Malta, que tem frequentado festivais de cinema para exibir o seu documentário “O Gato de Havana”. https://www.ocafezinho.com/2017/12/15/exclusivo-dacio-malta-fala-sobre-seu-novo-filme-el-gato-tuerto-o-cabare-cubano/
Ler Mais
Festival do Rio em São Paulo

Festival do Rio em São Paulo

Como ocorre anualmente, o Festival do Rio fez uma seleção de filmes para serem exibidos em São Paulo, de 9 a 15 de novembro, no Cine Sesc, da rua Augusta. Desta vez foram selecionados 22 longas, sendo que o único brasileiro foi "O Gato de Havana". Após a exibição, o diretor Dacio Malta participou de um debate com a platéia.  
Ler Mais
O Gato é campeão de bilheteria no Rio

O Gato é campeão de bilheteria no Rio

"O Gato de Havana" foi selecionado para o Festival do Rio e, na Première Latina, juntamente com mais 27 longas, ele foi o campeão de bilheteria do festival, em sua categoria. A estréia do documentário foi no dia 10 de outubro no Cinema São Luiz, seguido da Reserva Cultural de Niterói. No dia 14, a noite, foi a vez da Estação Ipanema, e domingo no Roxy. Nas duas primeiras sessões teve debate com o diretor Dacio Malta. Em todas as exibições, o publico ocupou mais de 90% dos cinemas, sendo que na sessão de Ipanema, a lotação esteve completa. No cinema Roxy - o primeiro domingo de horário de verão, com chuva e as 13h30m - o filme foi aplaudido cinco vezes durante a sua exibição.
Ler Mais
Festival Latino da HBO em NY

Festival Latino da HBO em NY

"The Cat From Havana" foi um dos três filmes brasileiros selecionados para o HBO NY Latino Film Festival que se realizou em Nova York, de 11 a 15 de outubro. Foram duas apresentações (dias 12 e 14) no Cinepolis Chelsea, sendo que na sessão de sábado, dia 14, a exibição contou com a honrosa presença do maestro Meme Solis, um dos fundadores do Gato Tuerto. Organizado por Diana Vargas, o NYLFF - New York Latino Film Festival  - está em sua 14ª edição.
Ler Mais
O Gato no Inffinito

O Gato no Inffinito

    "O Gato de Havana" foi apresentado no 21º Brazilian Film Festival of Miami que se realizou de 17 a 24 de setembro, no New World Symphony Soundscape Park, no Miami Beach Cinematheque, no Savor Cinema e no Regal South Beach. O documentário esteve apenas na mostra do festival, já que havia se apresentado em março na fase competitiva do Miami International Film Festival. "O Gato de Havana" foi exibido dia 19, na tradicional Miami Beach Cinematheque. Organizado pela Inffinito - o festival reuniu grande numero de artistas e diretores brasileiros, e o vencedor foi David Schurmann com "Pequeno Segredo".
Ler Mais
Gato ganha premio em Los Angeles

Gato ganha premio em Los Angeles

"The Cat from Havana" foi premiado no ALIVE DOC -  International Documentary Film Festival, em Los Angeles, com uma Menção Especial. A direção do festival enviou ao diretor do documentário não apenas o laurel da menção especial, como também um certificado do premio assinado por seu diretor. Segundo seus organizados, a "missão do Festival é descobrir e promover documentários independentes, bem como mostrar os melhores do mundo ao público".  
Ler Mais

A surpreendente carta de Oaxaca

Quando você inscreve um filme em um festival, normalmente a carta de recusa é padrão. Algo como: "seu trabalho é excelente, mas esse ano recebemos um numero de filmes muito maior do que o previsto. Por isso, lamentávelmente você não está entre os selecionados. Mas adoraríamos receber seu novo trabalho no Festival do próximo ano". Para minha surpresa, recebi de Persi Love, programador e curador do Festival de Oaxaca, no México, uma recusa que merece publicação: "Querido Dacio, Oaxaca FilmFest gostaria de agradecer por nos confiar o seu trabalho e estamos felizes de apresentar-lhe esta mensagem. É importante saber que esta revisão não constitui um crítica a seu trabalho, mas pretende oferecer-lhe um comentário objetivo que poderá ajudá-lo a melhorar suas habilidades artísticas. Após a revisão do seu projeto, aqui…
Ler Mais
Deu no site da Fábrica de Arte Cubana

Deu no site da Fábrica de Arte Cubana

Dacio Malta decidiu mergulhar na história musical de Cuba quando visitou, pela primeira vez, El Gato Tuerto - um piano-bar fundado na década de 1960, e que nos primeiros anos pós-revolucionários se tornou o epicentro cultural para a boemia havanera. Brasileiro de nascimento, Malta retornou a Ilha repetidas vezes, fascinado por "sua música, seu povo e seus puros". Até hoje, ele colocou o pé em solo cubano mais de 40 vezes e, recentemente, trouxe consigo o resultado de tantos regressos. Mais de um ano de pesquisa se materializou em "O Gato de Havana", um documentário que explora a memória de artistas e exibe documentos inéditos, testemunhando uma década marcada por um florescimento cultural, mutilada repentina e abruptamente pela chamada Ofensiva Revolucionária - preâmbulo do Quinquenio Gris (1971-1975). Apresentado na ultima…
Ler Mais
Deu na Agencia Cubana de Notícias

Deu na Agencia Cubana de Notícias

"El Gato de La Habana", um documentário sobre o emblemático piano-bar Gato Tuerto, foi exibido pela segunda vez nesta sexta-feira em Havana, depois do extenso recorrido internacional. O terceiro navio da Fábrica de Arte Cubana relançou o documentário atraído pelo extenso trabalho de investigação realizado pelo jornalista e documentarista brasileiro Dacio Malta, que participou desta apresentação especial e trocou impressões sobre seu trabalho com o público. Com um valor histórico incalculável, o filme consegue em apenas 87 minutos entrevistar artistas como Omara Portuondo, Frank Fernandes, Chucho Valdés, Pablo Milanés, José Luis Cortés, Juana Bacallao e o brasileiro Caetano Veloso, entre outros músicos e escritores que, nos primeiros anos da década de 1960, começaram a frequentar o Gato. Sem grandes pretensões cinematográficas, o documentário aprofunda o contexto da Havana noturna, e…
Ler Mais
O Gato volta a Havana na FAC

O Gato volta a Havana na FAC

"El Gato de La Habana" foi apresentado hoje à noite na prestigiosa Fábrica de Arte Cubana a convite de seu diretor, o cineasta Inti Herrera (foto). A noite contou com grande publico, incluindo alguns dos personagens do documentário - como a poetisa Olga Navarro (foto), a professora Josefina Suarez, a artista plástica Gretel Fuentes e a irmã do inesquecível Bola de Nieve, Raquel Valle (foto). Após a exibição, o diretor Dacio Malta participou de um debate.                   .
Ler Mais